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NOTÍCIAS

Auditorias: Tensão ou Solução?

24/04/2015

Tecnicamente, a auditoria é um processo sistemático, documentado e independente para obter evidências e avaliá-las objetivamente para determinar a extensão na qual os critérios da auditoria são atendidos.

A auditoria interna sempre foi vista como vilã nas empresas. Muito provavelmente você já ouviu essa frase “Hoje vamos sofrer uma auditoria”; isso se deve ao fato de a auditoria ser um processo que tem como objetivo verificar o que está de acordo ou não naquela empresa, bem como o que pode ser melhorado. Por isso, deveria ser vista com uma grande aliada, pois ela é quem sinaliza como está o funcionamento da empresa. Vamos entender o porquê.

Quando um responsável da empresa pensa na possibilidade de implantar ou contratar um sistema de gestão, ele está pensando em uma forma de auditoria. No entanto, se a empresa pensa em investir em um melhor sistema de gestão, ela vislumbra melhorias e, consequentemente, mais qualidade para a Empresa. É necessário compreender que essa implantação tem que valer a pena, porque tudo isso é com o intuito de adquirir melhores resultados.

Pense assim: Qual foi a Motivação, ou seja, o Motivo da Ação pelo qual pretende-se implantar na empresa um Sistema de Gestão, o qual engloba-se a Auditoria? Ao responder essa questão, fica mais fácil compreender o valor que tem as auditorias e os benefícios que ela pode promover, a pequeno, médio e longo prazo, considerando que ela vai gerar um processo de melhoria contínua. Tudo bem que ao falar de auditoria já pensamos em pessoas agitadas, tensas com o que está por vir, em dúvida se estão realizando ou não, de maneira efetiva as suas funções. Outra preocupação é com a não conformidade, o que não é motivo para se assustar, pois para cada não conformidade resolvida uma lição deve ser aprendida. Pois bem, a intenção é desmistificar tudo isso, tirar esse peso, deixar mais leve. Dessa forma, você conseguirá aderir isso na sua organização de maneira que gere os resultados esperados. Vamos listar aqui alguns resultados que as auditorias podem promover:
  • Avaliar a execução de tarefas determinadas para o cumprimento das respectivas responsabilidades;
  • Efetuar o levantamento das não conformidades para então desenvolver formas de erradicá-las;
  • Identificar as áreas do sistema de gestão da qualidade com potencial para melhoria;
  • Definir se os requisitos dos produtos estão sendo atendidos;
  • Fazer a análise de dados e inspeção da qualidade;
Dessa forma, fica mais visível compreender que a auditoria só pode trazer benefícios à Empresa, certo?

Na teoria, é muito bonito, mas na prática é melhor ainda. É imperativo afirmar que para sua empresa ter bons resultados, a Auditoria precisa acontecer de forma efetiva, deixando cair por terra a ideia de que ela vem para constranger ou punir, a ideia não é essa, é preciso começar a mudar a maneira de pensar sobre esse processo que só visa erradicar falhas e potencializar pontos positivos.

Entendemos que a auditoria é cada vez mais relevante para as empresas. Além de ser importante, se torna necessária às empresas, assumindo o papel de uma ferramenta utilizada para detectar falhas, prover meios de melhoria, alcançar seus objetivos por meio de procedimentos, para medir e melhorar a eficácia dos processos de gestão. É o termômetro da qualidade das empresas, é um exercício de coleta de informações, que possibilitará que uma necessidade de melhorias ou de ações corretivas sejam identificadas, não podendo ser ignorada. As Auditorias são, efetivamente, um ponto de partida para estabelecer parâmetros de qualidade de controle e de gestão.

O Grupo Realiza conta com uma equipe de auditores capacitados para realizar auditorias na sua empresa. Através das auditorias, atuamos focados em melhoria e manutenção de sistemas através de auditorias internas, de fornecedores, diagnósticos ou auditorias de Requisitos Legais em Sistemas de Gestão de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança, Responsabilidade Social e SASSMAQ. 

Fonte do texto: MOTA, João Maurício. Auditoria: Princípios e Técnicas. São Paulo: Atlas, 1988. Blog da Qualidade.