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Revisão da norma ISO 9001:2015 - Principais alterações 19/09/2014 ![]()
A revisão da norma ISO 9001:2015 foi planejada para aperfeiçoar alguns pontos de melhorias identificados na revisão anterior (2008). OBJETIVO DAS ALTERAÇÕES · Permanecer genérica e pertinente para todos os portes e tipos de organização operem em qualquer setor; RESUMO DAS ALTERAÇÕES PREVISTAS · A introdução de novos conceitos como a abordagem à gestão baseada no risco, gestão da mudança, conhecimento organizacional, informação documentada, gestão de recursos, entre outros; MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS: · 8 princípios de gestão da qualidade; A primeira mudança significativa na nova ISO 9001:2015 consiste na revisão dos atuais 8 princípios da qualidade, resultando em 7 princípios: · “Bens e serviços” ao invés de “produto”; O foco da nova ISO 9001:2015 não está mais apenas no produto, mas também nos serviços. “Bens e serviços” englobarão as categorias como serviços, materiais processados, hardware e software. · O termo “Controle de Fornecimento Externo de Bens e serviços” substitui “Aquisição”; Esse item abrangerá todas as formas de fornecimento externo, seja ele por meio da compra de um fornecedor, acordo com empresa associada, terceirização de processos e funções da organização ou por qualquer outro meio. Com a nova ISO 9001 será necessária uma abordagem baseada em riscos, aplicados em determinados fornecedores externos e para produtos e serviços fornecidos externamente, a fim de determinar o tipo e a extensão dos controles apropriados. · Inclusão dos Conceitos de Gestão de Riscos; Planejamentos estratégicos devem ter o acréscimo da Gestão de Riscos. Os conceitos básicos de Gerenciamento de Riscos deverão ser incluídos na cultura da organização. · Excluído o papel do Representante da Direção (RD); Como a proposta da nova norma consiste em dar mais poder de decisão e reporte às lideranças, a atividade que o RD fazia continuará de um modo mais descentralizado, com mais responsabilidade dos gestores de áreas. Desta forma, na nova ISO 9001:2015, a figura obrigatória do RD desaparecerá. · Novo posicionamento da liderança Será exigida uma participação mais atuante por parte das lideranças junto · Excluída a obrigatoriedade de se ter um Manual da Qualidade; Tudo indica que a partir da nova ISO 9001:2015 não será mais mandatório que as empresas tenham um manual da qualidade. Na prática, o documento poderá continuar existindo sem problemas. Uma sugestão que fica é a de alterar o título “Manual” para algo como “Diretrizes organizacionais”, mantendo a essência já contida no manual atual, independente do escopo, seja ele de qualidade (para atual ISO 9001:2008) ou demais escopos (Sistema Integrado de Gestão – SGI). · Exclusão do termo “Treinamento”; O termo “Treinamento”, que dará lugar ao termo “Conhecimento”. Para realizar a análise e o controle do conhecimento organizacional será preciso levar em conta o contexto atual da empresa, considerando seu porte (tamanho), sua complexidade, seus riscos e oportunidades, bem como a necessidade de acesso a esse conhecimento. Os demais requisitos de treinamento estarão juntos no item de “Competência” · Exclusão do termo “Controle de Documentos” e “Controle de Registros”; Assim como Treinamento, não, os documentos e registros não serão extintos. Seus termos, porém, sim. Darão lugar aos termos “Informação Documentada” e “Controle da Informação Documentada”. · Exclusão do termo “Melhoria contínua”, no contexto de melhoria; A partir dessa exclusão ficará apenas o termo Melhoria. Numa análise profunda é possível afirmar que o “contínua” era praticamente um pleonasmo, pois se o conceito de melhoria for institucionalizado de modo correto, ela será contínua. · Exclusão da “Ação Preventiva”; Na nova ISO 9001:2015 a ação preventiva será excluída (não somente o termo, mas tudo), e o que outrora era preventiva se tornará Melhoria. · Inclusão do termo “Conscientização”; Esse termo tem se fortalecido à medida que há um engajamento maior entre todas as partes interessadas, sejam elas quais forem. Com o conceito de “Qualidade Integrada”, existe uma tendência na nova ISO 9001:2015 de todos estarem mais conscientes em relação a responsabilidade socioambiental. · Inclusão do Anexo SL que alinhará a Norma 9001 com as demais normas de Gestão; A partir de 2015 cada nova norma revisada que estabeleça requisitos para sistemas de gestão terá então a seguinte estrutura. 1 - Escopo ![]() |